Todos nós somos ansiosos, em uma condição menor ou maior. Ansiedade não é apenas um estado patológico, pois ela também está presente no ciclo de vida de qualquer pessoa, independente da idade, desde o seu nascimento.
Sabe aquele “friozinho na barriga” que a gente tanto fala? Ele é inerente à condição humana e um elemento de grande importância pois promove mudanças ao permitir que as pessoas entrem em contato com um universo novo e desconhecido.
Mesmo crianças bem pequenas ficam ansiosas – se comportam de maneira agitada antes do primeiro dia de aula, ficam elétricas no dia da festa de seu aniversário. A ansiedade tem a ver com a nossa percepção do futuro e o quanto queremos (ou não) que ele chegue.
Em alguns momentos da vida todas pessoas sentem algum desconforto emocional. Porém, para alguns, a ansiedade é algo mais frequente, que atrapalha o andamento normal da vida. Nesses casos, estas pessoas podem sofrer do Transtorno de Ansiedade, uma doença preocupante que se apresenta de diversas maneiras e precisa ser devidamente tratada.
MAS E AÍ? VOCÊ SABE O QUE É ANSIEDADE?
A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de perigos e fazer com que nos preparemos para enfrentá-los. Na verdade é a antecipação de ameaça futura. Ela é definida como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo.
O conflito se instala quando o medo transita de real para imaginário e, ao ser investigado com cautela, chega-se à conclusão que ele é fruto da imaginação do indivíduo. Entenda que as consequências do transtorno de ansiedade vão muito além de apenas ter frio na barriga com mais frequência.
Quando a ansiedade começa a prejudicar a vida social, profissional e até mesmo oferecendo riscos de desenvolver doenças físicas é hora de buscar ajuda profissional!
SERÁ QUE OS SINTOMAS QUE TENHO PODEM SER DE ANSIEDADE?
A ansiedade bem como outros transtornos mentais podem apresentar diversos sintomas, vou elencar aqui os mais comuns. Os sintomas são divididos em físicos e psicológicos.
Sintomas Físicos:
- Respiração ofegante e falta de ar
- Palpitações e dores no peito
- Fala acelerada
- Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
- Agitação de pernas e braços
- Tensão muscular
- Tontura e sensação de desmaio
- Enjoo e vômitos
- Enxaquecas
- Boca seca e hipersensibilidade de paladar
- Insônia
Sintomas Psicológicos
- Preocupação excessiva em comparação com a realidade
- Constante tensão ou nervosismo
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração e atenção
- Nervosismo
- Medo constante
- Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
- Sensação de que pode-se perder o controle ou que algo ruim vai acontecer
- Problemas para dormir
- Agitação dos braços e pernas